a revitalização do espaço público para um bom aproveitamento da nova hercílio luz

O Plano Urbanístico Integrado envolve diferentes escalas de interpretação e intervenção, a começar pela
ponte e seu entorno imediato em que se farão visíveis as principais intervenções espaciais. O Projeto Ponte Viva
cotejou todas suas distintas dimensões, analisando desde a ponte à integração das centralidades e as relações metropolitanas para definir seus programas de intervenções.


PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO

PONTE

A Ponte Hercílio luz deve ser analisada em suas diferentes funções pois sua importância ultrapassa sua função mobilística, sendo também um ativo turístico e de importância histórica para os cidadãos. Em determinados períodos deve ser percebido o seu cenário fechado para automóveis e entender como será sua interação com as pessoas. Assim, torna-se necessário um desenho que a permita todos os tipos de apropriação, incluindo estas diferenciadas.

ENTORNO IMEDIATO

O Projeto Ponte Viva contempla uma integração entre o Governo do Estado, a Secretaria de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a elaboração de um programa de intervenção no entorno imediato à Ponte Hercílio Luz. Tal programa conta com a implantação de serviços de apoio e recepção turística, espaços comerciais em apoio ao turismo (como lojas), áreas de contemplação e apoio operacional e de emergência. Além disso, estão previstos Museus da Ponte Hercílio Luz para a Ilha e para o Continente, com temáticas complementares, cujo programa está sendo elaborado junto à Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

CONECTIVIDADES

Como tema inicial das intervenções tem-se a busca de uma rede de conectividade através da ressignificação de infraestruturas públicas, com o intuito de requalificar a mobilidade urbana, priorizando o pedestre, o ciclista e os transportes coletivos, sucessivamente.
Para tal fim, serão feitas intervenções em sua maioria simples, porém estabelecendo essa priorização sobre o transporte individual.
Pode-se citar como exemplos a remoção de vagas de estacionamento e a implantação de passarelas nas Beira Mar continental e insular. Tais passarelas conectariam a população com o patrimônio histórico ali inserido, os fortes São João (Continente) e Santana (Ilha), assim como as duas centralidades divididas pela baía.

PROJETOS Específicos de URBANização

A Ponte Hercílio Luz terá função de irradiar projetos urbanísticos para intervenção nas orlas norte e sul, tanto da ilha quanto do continente, ensejando a elaboração de planos específicos para essas regiões. Está previsto também a qualificação dos conjuntos de áreas verdes, tendo como primeiro projeto o Parque da Luz, em que a Prefeitura Municipal de Florianópolis está trabalhando junto à comunidade na definição de um roteiro de intervenção.

Parque da Luz, encontrado na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.
[Acervo IPUF]

PROJETOS ESPECIAIS

A longo prazo, será necessário o estabelecimento de projetos especiais para a ocupação do entorno imediato da Ponte Hercílio Luz. Tais projetos visam estabelecer regras urbanísticas para a implementação de novas edificações que confiram qualidade espacial e paisagística, que valorizem o patrimônio histórico ali situado, e ao mesmo tempo, garantam a sustentabilidade e vitalidade dos empreendimentos que ali se colocarem.

Forte Santana, importante edificação pertencente ao Patrimônio Histórico do entorno da Ponte Hercílio Luz.
[en.wikigogo.org]


ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

recorte 2:
Região do ticen, esquerda da cabeceira insular da ponte hercílio luz

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