um universo de possibilidades

A Ponte Hercílio Luz e entorno oferecem potencial para as mais diversas atividades esportivas e de lazer

Parque da luz

Com mais de 37.000m2, o Parque da Luz é uma área verde de lazer diretamente ligada a Ponte Hercílio Luz. Abandonada durante décadas, em 1997, moradores locais se reuniuram em uma organização não-governamental para a criação do parque, como continuidade de um movimento que começou em 1986 com o tombamento da Ponte Hercílio Luz e da sua reabertura para pedestres e ciclistas.
Antes, completamente árido, em 1991 a comunidade se lança a plantar na área, hoje um oásis verde na paisagem central.
A partir de 2017 a Prefeitura de Florianópolis(SMDU, IPUF e FLORAM) em cojunto com a Associação Amigos do Parque da Luz está elaborando um diagnóstico e diretrizes de orientação para futuras intervenções no parque associado ao Projeto Ponte Viva.
Associação Amigos
do Parque da Luz

Parque da Luz e cabeceira insular da ponte e o primeiro plano a Praça Hercílio Luz e seu mirante. [acervo IPUF]

[https://parquedaluz.wordpress.com]

[https://parquedaluz.wordpress.com]

Atividade realizada pela Associação Amigos do Parque da Luz.[https://parquedaluz.wordpress.com]

Praça hercílio luz

Com um dos um dos principais mirantes da cidade, com vista privilegiada para as três pontes, e a baía Sul, a Praça Hercílio Luz está na cabeceira insular da ponte. Nesta praça encontra-se uma estátua do ex-governador Hercílio Luz, idealizador da ponte, e a conhecida pérgola, presente na memória fotográfica de milhares de pessoas.

[www.wkoerichimoveis.com.br]

[http://www.meusroteirosdeviagem.com]

Parque de coqueiros

Com uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados, o Parque de Coqueiros foi construído pela iniciativa da comunidade local e hoje é administrado pela Prefeitura.
Conta com parque infantil, aparelhos de ginástica, pista de caminhada e corridas, pista de bicicletas, duas quadras de futebol de areia, um campo de futebol suíço, uma quadra de vôlei de praia e uma quadra de basquete.
O projeto Ponte Viva pretende conectar pedestres e ciclistas com a ponte Hercílio Luz.


[www.vivendofloripa.com.br]

a águas das baías

A Baía entre a Ilha e o Continente é um espaço de intensa prática de esportes náuticos, como vela e remo. A Ponte Hercílio Luz é um marco importante no cenário de vários campeonatos como a Regata Volta a Ilha.

Regata Volta a Ilha.
[http://murillonovaes.com]

[Divulgação/Cristiano Andujar/PMF/ND]

BEIRA MAR NORTE CONTINENTE

Desde a Ponte Hercílio luz até a Ponta do Leal, a Beira Mar Continental possui dois quilômetro de extensão e é quase como extensão da Beira Mar Norte Insular, a parte continental tem alto potencial para o desenvolvimento de eventos e atividades esportivas e de lazer. Com a reabertura da Ponte Hercílio Luz e a execução do projeto Ponte Viva, ganhará uma importante conexão com a Ilha e revitalização do espaço, trazendo mais movimento, qualidade urbana e comunicação entre as duas Beira Mar.

[fiesc.com.br | Thiago Braga]

[Daniel Queiroz/ND]

BEIRA MAR NORTE ILHA

Sempre movimentada, independente do dia, hora ou clima, a Beira Mar Norte Insular, com seus quase sete quilômetro de extensão, é cenário de grande movimento de esporte e lazer. É um dos mais importantes palcos da cidade, trazendo diversos eventos, como concertos nacionais dos mais variados estilos de música. Além disso, possui quadras, passeios e academias ao ar livre que incentivam a prática esportiva.
Cria-se ainda maior potencial de lazer e esporte com a nova conexão Ilha-Continente oferecida pela reabertura da Ponte Hercílio Luz e a execução do projeto Ponte Viva, e consequentemente a maior comunicação entre as Beira Mar Insular e Continental.

[Divulgação/Cristiano Andujar/PMF]

A Beira-mar norte irá se articular com a rede de lazer do entorno da Ponte Hercílio Luz, reforçando programas como a Via Amiga do Ciclista .

PROVAS ESPORTIVAS SOBRE A PONTE

No mundo todo, as pontes são locais de grandes eventos esportivos como corridas e maratonas, sendo o seu maior marco o cruzar da ponte. Percebemos que com a reabertura da Ponte Hercílio Luz tais eventos seriam possíveis, trazendo maior movimento à ponte e interação entre os cidadãos e este marco histórico importante da nossa cidade. Além disso, atraem pessoas de diversas localidades, sendo uma potencialidade para o turismo, para o incentivo esportivo na capital assim como para o lazer.

Maratona de Nova Yorque. [www.natked.com]

O evento Cooper Norcross Run the Bridge tem seu ponto alto na Ben Franklin Bridge em New Jersey.[runsignup.com/runthebridge]

ESCALADA NA PONTE (BRIDGE CLIMBING)

A Ponte Hercílio Luz tem o potencial de utilização de diferentes maneiras. Exemplifica a possibilidade já destacada em apresentação do Ponte Viva por grupo que estuda a "escalada turística" em monumentos, com o destaque das escaladas que ocorrem na Sydney Harbour Bridge, na Austrália.